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  • 9 de jun.
  • 11 min de leitura

Em uma época de crises crescentes, o astro de 'Pecadores' tirou as pessoas de seus sofás e as levou aos cinemas para assistir a um filme original. Escrito por Zay Cheney-Rice para o Vulture, New York.

Tradução condensada: Hood Dream

Michael B. Jordan entrou na adega do seu hotel, aparentemente sem perceber que, para um homem que interpreta um vampiro em seu último filme, o ambiente que ele escolheu era um pouco óbvio. Era uma tarde de segunda-feira em maio e, lá fora, o centro de Manhattan estava ensolarado, com 23 graus, mas nossa sala de reuniões sem janelas nos protegia da luz. Enquanto eu examinava as garrafas de líquido vermelho alinhadas nas paredes, um garçom entrou para perguntar a Jordan se ele gostaria de algo para beber. “Vocês têm chá de limão com gengibre?”, ele perguntou.


Quando nos encontramos, Jordan parecia e se movia como um atleta em uma coletiva de imprensa pós-jogo, vestindo uma camiseta larga e calças folgadas, que não conseguiam esconder o volume de seus ombros, o tamanho de seus bíceps ou a postura segura. A turnê de divulgação de 'Pecadores' o levou ao redor do mundo; quando perguntei quais lugares ele mais gostava de visitar, ele citou uma lista comicamente vaga: “Ir à Cidade do México, em primeiro lugar, é sempre uma ótima experiência. Eles adoram filmes. Atlanta também é sempre muito divertida. O Brasil é outro lugar.” Ele era cortês, mas reservado — disse-me que compartilhar o mínimo possível sobre si mesmo “cria uma demanda”.


O enredo de 'Pecadores' gira em torno de um pacto faustiano. Os personagens de Jordan, os irmãos gêmeos Smoke e Stack, retornam para casa no Delta do Mississippi em 1932 para abrir um bar com o dinheiro que ganharam trabalhando para Al Capone em Chicago. Na noite de inauguração, enquanto os clientes, em sua maioria negros, desfrutam de uma festa alucinante ao som do blues, um grupo de vampiros brancos chega à porta pedindo para entrar. Eles oferecem como pagamento não apenas dinheiro, mas também “companheirismo” — uma fuga psicológica do Jim Crow. Mas os termos ocultos da oferta logo ficam claros: O líder dos vampiros, um ghoul branco chamado Remmick (Jack O'Connell), quer usar o poder do blues para se comunicar com seus ancestrais, o que ele só pode conseguir subsumindo os músicos e empresários negros em sua horda de mortos-vivos, tirando-lhes a humanidade e separando-os de sua cultura. Segue-se um cerco sangrento; Stack é transformado em vampiro, forçando Smoke a escolher entre sua vida e a comunhão eterna com seu irmão.


Jordan oferece uma atuação dupla impressionante. Ele se apoia em sua presença física ardente como Smoke, o mais velho e taciturno dos dois, um personagem sobre o qual o mundo e o trauma que ele viveu pesam fortemente. Jordan descreveu Smoke para mim como o “calmo”, que “não se move muito... cuja dor estava bem aqui. Ele tinha um buraco no peito. Ele era o velho. Ele estava cansado de acompanhar Stack”, seu irmão mais novo e loquaz. Stack mostra o charme e a energia inquieta de Jordan. “Eu usava sapatos apertados” para incentivá-lo a manter Stack em movimento, disse Jordan. “Eu queria que eles andassem de maneira diferente; queria que sua linguagem corporal fosse diferente.”


Destin Daniel Cretton, que dirigiu Jordan em Luta por Justiça, de 2019, comparou a ética de trabalho de Jordan à de um atleta competitivo. “Era como se alguém estivesse dando tiros, e cada tomada o deixava mais energizado para fazer a próxima, e fazê-la cada vez melhor.” Você pode ver essa disciplina em seus melhores papéis. Em Creed, ele interpreta Donnie, o filho órfão de um famoso pugilista profissional que cresceu passando por centros de detenção juvenil e alimenta seu ressentimento no circuito clandestino de boxe. Enquanto treina com Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, para lutar contra o atual campeão dos meio-pesados, Donnie começa um romance com uma cantora que está perdendo a audição — cada subtrama enfatiza como essa pessoa fundamentalmente terna e bondosa está lutando apenas para compensar as privações de sua infância. Uma dinâmica semelhante impulsiona o vilão Erik Killmonger, interpretado por Jordan em Pantera Negra, que quer governar a utopia africana de Wakanda para poder armar os negros oprimidos com seu armamento de última geração. A motivação mais profunda de Killmonger é mais triste e menos grandiosa: seu pai, irmão do falecido rei, foi assassinado por agentes de Wakanda, forçando Killmonger a crescer sozinho e exilado de sua terra natal ancestral.

A aparência física de Jordan é especialmente adequada para interpretar esses personagens simpáticos que são derrubados, se levantam e revidam. Há uma suavidade em suas feições que, para os fãs de seus primeiros trabalhos na TV, lembra seus papéis de garoto durão e abraçável em A Escuta e Friday Night Lights


O segredo mais mal guardado sobre o sucesso de Jordan é que ele se deve tanto à sua estratégia e disciplina quanto aos seus dons naturais. Sua mentalidade na época em que se tornou uma estrela em Creed ainda não era tão rígida — o filme foi um golpe estratégico, mas ele ainda parecia carecer de um certo equilíbrio, pelo menos fora das telas e fora da academia. Dois meses antes do lançamento do filme, em setembro de 2015, Jordan foi entrevistado pela revista GQ. As primeiras seções do artigo descrevem um jantar em um restaurante chique do Lower East Side, durante o qual Jordan, então com 28 anos, cola um chiclete debaixo da mesa como vingança por ter sido obrigado a esperar muito tempo na recepção. Ele passa a beber muitos coquetéis de tequila com pepino — “Estou bêbado, com certeza”, admite — e, durante uma visita ao bairro onde cresceu, em Newark, Nova Jersey, descreve sua juventude em termos tão deprimentes que sua mãe se viu obrigada a esclarecê-los mais tarde. Ele compartilha lembranças afetuosas de seus dias como um entusiasta de corridas de rua no estilo Velozes e Furiosos — comportamento que, se ele fosse um jovem ator branco de uma época anterior, poderia ter sido romantizado como meras façanhas de um “garoto rebelde”.


Mas, embora tudo fosse bastante moderado, como demonstrações de imaturidade de celebridades, Jordan parecia sentir que havia sido pego em flagrante. “Acho que há uma lição difícil a ser aprendida”, ele me disse. “E eu a aprendi.”


A lição também era sobre em quem confiar e ser mais cuidadoso nas conversas. Ao organizar um perfil para a Vanity Fair em 2018, ele expressou preocupação em ser entrevistado por um repórter branco. “Existe uma linguagem tácita entre pessoas de cor”, disse ele à revista. “Quando você lida com jornalistas e escritores que estão tentando observar de fora e o que eles acham que você está tentando dizer, nem sempre há conexão.”


No entanto, há uma cautela calculada quando Jordan dá entrevistas que desafia qualquer origem racial dos repórteres. O mesmo vale para o que ele compartilha nas redes sociais. “Por que eles pagariam para ver você no fim de semana se podem ver você durante toda a semana de graça?”, Denzel Washington uma vez o aconselhou sobre os perigos da superexposição. Rumores sobre namoros se tornaram como ruído ambiente para Jordan — qualquer mulher fotografada perto dele é passível de especulação —, mas a única parceira que ele confirmou foi a modelo e socialite Lori Harvey, com quem namorou de 2020 a 2022. “Não houve nenhum pensamento real por trás” dessa decisão, ele me disse. “Naquele momento, eu pensei: Ah, dane-se, tanto faz.” Mas essa sensação de abandono é incomum — Jordan se considera uma “pessoa atenciosa e bem-intencionada”, o que significa saber quando falar e, talvez mais importante, quando não falar.

Se um assunto delicado surgisse em nossa conversa, a mudança no comportamento de Jordan era perceptível — pausas mais longas e respostas mais vagas. Ele se recusou a responder à minha pergunta sobre Sean “Diddy” Combs, que atualmente enfrenta acusações de tráfico sexual, extorsão e prostituição. Casandra “Cassie” Ventura, ex-namorada de Combs e testemunha-chave em seu julgamento, alegou ter tido um “relacionamento de flerte” com Jordan em 2015, o que supostamente levou Combs a ameaçar o ator por telefone. Como resultado, o nome de Jordan foi mencionado durante a seleção do júri pouco antes de nos encontrarmos, junto com o de pelo menos 189 outras pessoas. (Jordan não falou publicamente sobre seu relacionamento com Ventura.)

Ele tem sido aberto sobre sua disposição de trabalhar novamente com Jonathan Majors, que foi condenado por agressão e assédio por uma briga com sua então namorada que ocorreu depois que ele filmou Creed III. Desde então, surgiram mais histórias sobre Majors ser cruel e agressivo em outros sets, o que Majors negou. Perguntei a Jordan como ele poderia convencer um membro da equipe cético de que era seguro trabalhar com Majors. “Para ser brutalmente honesto, ainda nem pensei nisso, cara”, disse ele, principalmente porque eles ainda não têm um projeto em produção. “A energia para analisar isso cuidadosamente — sim, não posso dar isso agora.”


A morte de Chadwick Boseman pertence a uma categoria à parte — uma tragédia devastadora tanto para Jordan, que trabalhou em estreita colaboração com ele em Pantera Negra, quanto para a indústria, que perdeu um talento formidável com prestígio cultural e um histórico comprovado de sucesso de bilheteria. Mas Anthony Mackie, John Boyega e John David Washington passaram por fracassos comerciais diretos ou estagnação na carreira, enquanto LaKeith Stanfield estrelou dois dos melhores filmes americanos da última década — Desculpe Te Incomodar e Judas e o Messias Negro —, nenhum dos quais foi um sucesso de bilheteria. Daniel Kaluuya é talvez o único ator negro que rivaliza com Jordan em termos de aclamação da crítica e sucesso de bilheteria. Mas, como um dos poucos atores negros de primeira linha com garantia de sucesso nas bilheterias, Jordan tem uma responsabilidade que ele se esforçou muito para não desperdiçar.


Sete anos atrás, Jordan contratou um cinegrafista para documentar sua vida. “A intenção era me fazer sentir que eu não aproveito os momentos”, explicou ele. “Porque estou sempre ocupado, sempre trabalhando e me esforçando. Um dia, eu quis ter algo para refletir além das memórias na minha cabeça.” As filmagens são menos frequentes hoje em dia — Jordan promoveu o cinegrafista original a assistente de direção em Creed III, depois a produtor associado em "Thomas Crown: A Arte do Crime" — e nunca tiveram a intenção de ser narradas ou contextualizadas usando confissões no estilo reality show. O trabalho do documentarista era apertar o botão 'gravar' e assistir com o objetivo de criar um “arquivo familiar” que pudesse, por exemplo, explicar aos sobrinhos e sobrinhas de Jordan “por que o tio Mike está sempre ausente” ou mostrar aos seus “bisnetos quando eu morrer” para que “eles entendam um pouco de onde vêm”. E embora Jordan diga que o público provavelmente nunca verá as imagens, é evidente que elas capturam um homem que dedicou sua vida a se tornar uma estrela, abrindo mão de grande parte do tempo e da perspectiva necessários para aproveitá-la.


Esse dilema é parte do que motivou o plano, agora abandonado, de Jordan de trabalhar o máximo possível antes de completar 30 anos e, então, abandonar Hollywood de vez. “Perdi muita coisa na vida”, ele me disse. “Não estou reclamando, mas esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é algo com que sempre lutei.”


A Warner Bros. estava em uma posição especialmente instável quando recebeu o roteiro de Coogler para 'Pecadores', em 2024. No auge da pandemia, o estúdio havia lançado o filme de Christopher Nolan, Tenet, na HBO Max no mesmo dia de seu lançamento nos cinemas, apesar das veementes objeções do diretor. Nolan ficou furioso; ele levou seu próximo projeto para a Universal, efetivamente dizendo “adeus” ao estúdio que havia lançado todos os seus filmes desde Insomnia, de 2002. Esse próximo projeto acabou sendo Oppenheimer, sua obra-prima vencedora do Oscar. O desastre ficou marcado como uma humilhação que definiu uma era para a Warner Bros., outrora considerada a empresa mais favorável aos artistas da cidade.


Após as decepções de bilheteria de Coringa: Delírio a Dois, do ano passado, e Mickey 17, de março, a Bloomberg informou em março que o CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, estava entrevistando candidatos para substituir os co-CEOs e presidentes Pamela Abdy e Michael De Luca. (Um porta-voz da Warner Bros. Discovery negou isso: “O boato de uma mudança iminente na liderança do estúdio não é verdadeiro.”) Abdy e De Luca precisavam desesperadamente de uma vitória com o lançamento de Pecadores se aproximando no fim de semana da Páscoa. Mas eles estavam confiantes em seu investimento em Coogler, que consideravam um talento único em sua geração — e que, com apenas 39 anos, é agora o diretor de maior sucesso comercial e de crítica em seus cinco primeiros longas-metragens desde Steven Spielberg.


Pecadores foi provavelmente a coisa menos arriscada que faremos este ano”, disse De Luca. E Jordan foi fundamental para o seu sucesso. Cinco anos atrás, teria sido impossível evitar a linguagem vaga da “diversidade” ao falar sobre o investimento da Warner Bros. Discovery nele — como foi uma “vitória” para a representação negra que mostrou o compromisso do estúdio em “amplificar as vozes negras” ou algo parecido. A mudança de ênfase reflete uma mudança mais ampla na cultura popular. Hoje, Abdy enfatiza a amplitude do apelo de Jordan: “Os homens gostam dele; as mulheres gostam dele”. A energia pós-Oscar Tão Branco que impulsionou Moonlight ao Oscar de Melhor Filme, Jordan Peele ao status de autor rentável e Zendaya a ser, supostamente, uma das atrizes negras mais bem pagas da história da TV diminuiu em conjunto com o entusiasmo decrescente dos “liberais brancos abastados”, o meio social “de onde vêm as pessoas que dirigem os estúdios”, explicou Fritz, repórter do Wall Street Journal. E com o governo Trump atacando tudo que se assemelha remotamente à DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), o clima nas indústrias do entretenimento é geralmente de apreensão.


“Às vezes, as coisas são mais barulhentas no início de qualquer coisa, no que diz respeito à cobertura da mídia, às conversas”, disse Jordan quando lhe perguntei se ele achava que o impulso por trás dos projetos liderados por negros entre 2016 e 2020 havia estagnado. “Uma onda chegou, e devemos aproveitá-la. E quando ela passar, então a próxima onda... Estou otimista. Tenho que estar. Entende?”


Há pouca discordância entre aqueles que cobrem Hollywood de que Jordan merece uma indicação ao Oscar. “Ele não foi indicado por Fruitvale Station: A Última Parada?”, perguntou Belloni, colunista da Puck, incrédulo. (Ele não foi.) Em sua análise detalhada dos elementos de Pecadores que mais mereciam a atenção do Oscar, a Vanity Fair destacou a atuação de Jordan como “provavelmente seu melhor trabalho”. A Variety, apenas uma semana depois de enfrentar as críticas por sua cobertura do desempenho de bilheteria de Pecadores, escreveu que “Jordan, vergonhosamente ignorado por Fruitvale Station e Pantera Negra, agora exige a atenção do Oscar”.

É difícil não comparar esse burburinho com a ambivalência com que Jordan pensava sobre suas perspectivas como ator há 12 anos — antes de conhecer Coogler. “Eu estava muito, muito, muito inseguro sobre como seria minha carreira”, ele me disse. “Sou um ator de TV? Para onde estou indo? E eu pensava: Cara, eu só quero um filme independente. Posso mostrar o que sou capaz de fazer e só preciso saber se consigo carregar um filme ou não, se consigo ser protagonista.” Pouco tempo depois, seu agente lhe enviou o roteiro de Fruitvale Station, que ele leu em lágrimas durante um voo da África do Sul de volta para Los Angeles, onde conheceu Coogler alguns dias depois. “Ele me disse que achava que eu era uma estrela de cinema”, disse Jordan. “Ele achava que eu era um ótimo ator e queria mostrar isso para o resto do mundo, e queria fazer o filme comigo.”


Agora, sua equipe trata esse status como algo natural. “Mike merece ser um protagonista, ponto final”, disse Phillip Sun, agente de Jordan que se tornou seu empresário. “Ele é um protagonista negro. Mas não estávamos buscando papéis apenas com base na cor. Buscávamos tudo.”


O fato de ele ter se tornado diretor só ajudou, em parte por colocá-lo vários passos à frente de quaisquer armadilhas que pudessem estar à espreita em um determinado set. “Acho que o mais importante para mim no set desta vez foi poder dar a Ryan outro par de olhos”, disse ele sobre atuar em Pecadores, seu primeiro filme como ator desde sua estreia na direção. “Eu sei que ele vai fazer um close-up para certas coisas, então deixe-me ir rapidamente à maquiagem e garantir que o sangue nas minhas mãos já esteja retocado para que, quando ele chegar, eu já esteja pronto. Não preciso esperar que alguém me diga que é isso que vamos fazer a seguir.”


É apropriado que ele tenha escolhido este momento em sua carreira para interpretar Thomas Crown. O bilionário ladrão de arte maquiavélico, anteriormente interpretado por Steve McQueen e Pierce Brosnan, é um personagem tão distante e impenetrável quanto possível — um empresário com um milhão de crises girando ao seu redor, mas que, mesmo assim, mantém a calma. A equanimidade meticulosa com que Jordan enfrenta seus próprios conflitos pessoais, incluindo as obrigações crescentes de ser o número 1 na maioria das escalas de filmagem, vem de anos de experiência. “Eu não tinha idade suficiente para interpretar esse cara” quando a oportunidade surgiu pela primeira vez, há cerca de 13 anos, disse ele. Agora, “estou no momento certo”.


 
 
 

“All American” pode ter parecido um pouco diferente quando retornou para a 7ª temporada em 29 de janeiro - mas não parece diferente. Esse era o objetivo da criadora e produtora executiva Nkechi Okoro Carroll, que optou por dar uma grande sacudida nas coisas.


“Daniel Ezra e eu conversamos sobre o plano para quando sentíssemos que a jornada de Spencer estava completa, e como seria essa conclusão. Entramos na sexta temporada e eu sabia que estava escrevendo aquela como sua última temporada. Esse foi o momento em que comecei a pensar: será que a série vai acabar? Mas pensei que não, há tantas histórias incríveis, tantos personagens cujas jornadas ainda me interessam, com a transição da juventude para a vida adulta de alguns de nossos outros personagens OG (importantes)”, disse Carroll à Variety.


Em seguida, ela foi à Starbucks para tomar um café e a barista reconheceu seu nome - algo que raramente acontece - e lhe perguntou se ela era a criadora de “All American”. A mulher então começou a chorar.


“Ela falou sobre como o programa mudou sua vida e como ela abandonou a faculdade por causa de problemas familiares e não achava que valia a pena perseguir seus sonhos. 'All American' a fez voltar a estudar”, conta Carroll.


As duas choraram e se abraçaram, e então a mulher lhe disse que esperava que o programa ainda estivesse no ar quando seu irmão mais novo crescesse, para que ele pudesse ver “um programa como esse, em que seus sonhos valessem a pena e ele se sentisse representado”.


A partir daí, Carroll teve um “colapso total” e sabia que tinha que seguir em frente com mais “All American”, mas voltando às suas raízes.


“Isso realmente solidificou meu instinto de manter o programa, trazê-lo de volta ao ensino médio, reiniciá-lo com uma nova geração de garotos de Beverly e Crenshaw que tinham o mesmo sonho, o mesmo coração, uma nova rivalidade - e manter esse sonho para a próxima geração”, lembra ela. “Liguei para o estúdio e para a emissora e compartilhei minha visão, e foi assim que acabamos conseguindo esses dois episódios adicionais para a 6ª temporada, para realmente completar a jornada dos personagens e me dar espaço para começar a criar esse mundo.”


Embora Ezra, Samantha Logan (Olivia), Cody Christian (Asher), Karimah Westbrook (Grace James), Monét Mazur (Laura Baker) e Chelsea Tavares (Patience) tenham saído no final da 6ª temporada como personagens regulares da série, isso não significa que eles se foram para sempre. Abaixo, Carroll detalha o que esperar dos novos personagens e histórias, e sugere quem fará participações especiais no futuro.


Você já pensou em fazer deste outro spinoff de "All American", já que há tantos novos membros do elenco?

Para nós, faz sentido mantê-lo "All American", porque o coração e a essência do show são sobre a busca do sonho aparentemente impossível e como eles superam os obstáculos para chegar lá. Para a maioria do nosso elenco, eles fizeram isso. Eles cresceram e não eram mais jovens. Este é um programa com temas familiares pesados, dos quais estou super orgulhoso, e algo que sou grato por várias gerações assistirem juntas, mas eu não queria perder o coração do show.


Vamos entrar em alguns desses novos personagens. A dinâmica pai-filho sempre foi tão forte neste PROGRAMA. Como é a relação entre o treinador (Osy Ikhile) e KJ (Nathaniel McIntyre)?

Eles são uma espécie de nossas novas âncoras para Beverly. KJ tem grandes sonhos e ser arrancado de uma equipe vencedora de campeonatos para algo assim é um pouco chocante para ele, especialmente porque ele e seu pai sempre foram melhores amigos. Eles sempre foram tão abertos e honestos um com o outro, e ele sente que, pela primeira vez, há algo um pouco estranho. Eles percebem que talvez as expectativas sobre o que a equipe de Beverly pode fazer tenham sido um pouco silenciadas e ambos têm algo a provar. Derrubar Crenshaw como o time nº 1 do estado está muito, muito no topo de sua lista.


KJ também se conecta rapidamente com Amina (Alexis Chikaeze), que também tem uma amizade de longa data com Khalil (Antonio J. Bell). Como é essa dinâmica?

Todas as três histórias são o que eu mais amo nos programas e o que mais amo no coração de "All American". Suas histórias não são apenas sobre quem gosta de quem, mas são realmente sobre entrar na idade adulta jovem, entrar em sua própria realidade e a realidade do que tudo isso abrange. Amina está muito presa em um triângulo amoroso de sua própria criação, o que tem sido muito interessante e divertido de explorar entre Khalil e KJ, mas também para ela, conhecemos a história de fundo de sua mãe. Sabemos que sua mãe era Mo, que foi baleada por Preach quando ele estava salvando a vida de Coop. E agora ela tem 16 anos, em uma idade em que as meninas estão olhando para a mãe em busca de orientação enquanto estão entrando na feminilidade. Coop assumiu esse papel como sua tia e Preach é um pai incrível, mas há um buraco criado pela falta de sua mãe. Ela tem muitas perguntas sobre isso, porque ela não tem mais 11 anos, e as respostas que lhe foram dadas foram muito apropriadas para uma criança, mas agora ela está à beira da idade adulta e quer algumas respostas reais.


Onde Khalil se encaixa na história?

Khalil é nosso afiliado a gangues, aparentemente bad boy, que simplesmente não teve uma chance até que Jordan entre em cena. E pela primeira vez, há alguém que não o está julgando por seu passado, mas apenas vendo o potencial de seu futuro e querendo investir nele.


Como Jordan influencia isso?

Há muito de Billy Baker em Jordan, mais do que Jordan jamais imaginou até que ele sente que vê por si mesmo. Vovô Willie diz a ele em um ponto: "Você é tão parecido com seu pai, me deixa tão orgulhoso de vê-lo viver com você". E nem era algo que Jordan estava tentando fazer intencionalmente. É apenas por sua generosidade de coração, de querer ajudar esse garoto que não teve muitas chances na vida, e ele vê algo grande nele.


No fINAL DA TEMPORADA PASSADA, Jordan descobriu que tem um tio há muito perdido. Essa história voltará nesta temporada?

Não há nada que Jordan ame mais do que desvendar um mistério, e não há nada que Jordan seja pior em investigar um mistério. Portanto, não podíamos deixar passar a oportunidade. Saber que há um tio em algum lugar, alguém que é parente de seu pai, isso é apenas algo que Jordan não é capaz de deixar ir, e sua busca por respostas começa a causar um pouco de estrago – tanto cômico quanto dramático enquanto ele tenta encontrar respostas. Por mais colorida que seja essa jornada e por mais divertida que seja, às vezes, está profundamente enraizada na falta de seu pai e na ideia de que há uma extensão de Billy em algum lugar com a qual ele sente uma conexão e quer descobrir se essa pessoa quer ser encontrada ou não.


Lauryn Hardy se juntou ao elenco como Tori, uma líder de torcida competitiva em Beverly. O show vai mergulhar em mais líderes de torcida nesta temporada?

Absolutamente. Lauryn está fazendo um trabalho incrível como Tori, e ela é uma espécie de âncora feminina para Beverly em um papel recorrente, e também alguém que chama a atenção de KJ muito cedo. Líderes de torcida competitivas são coisas próprias, e a psicologia por trás de nossas líderes de torcida serem atletas era algo que eu estava muito interessado em explorar através de Tori, e através de KJ e Tori se unindo por ambas serem atletas competitivas em um nível muito alto. No momento, a torcida competitiva tem mais atenção do que o futebol de Beverly nos últimos dois anos, e isso é algo com o qual eles estão tendo que lidar.


Sabemos que Daniel Ezra está voltando para dirigir e estrelar como convidado, e Samantha Logan estará de volta. Podemos esperar que outros membros do vortex apareçam ao longo da temporada?

Absolutamente. Olivia não deixou apenas para trás seu irmão gêmeo, ela deixou para trás sua melhor amiga. Sam retorna algumas vezes nesta temporada. Na verdade, quase todos os membros do vortex voltam de alguma forma várias vezes nesta temporada e, para nós, isso tem sido muito emocionante. Eles têm sido tão encorajadores com nosso novo elenco, e tem sido uma extensão tão bonita de seu enredo. Eles estão todos meio que fazendo a transição para os papéis de irmão mais velho, tio, tia – às vezes com relutância. Daniel Ezra, que atualmente está sentado à minha frente, está dirigindo agora e estrelando como convidado. Da'Vinchi, que interpreta Darnell, está voltando, já que são as histórias de sucesso - os jogadores da NFL que se tornaram grandes, mas nunca vão esquecer de onde vieram. Chelsea Tavares volta como Patience algumas vezes. Monet Mazur [Laura Baker] volta. Karima Westbrook [Grace James] volta para dirigir. É literalmente como se tivéssemos expandido a família. Não foi que alguém foi substituído, nós apenas crescemos.

 
 
 
  • 15 de nov. de 2024
  • 5 min de leitura

Análise do episódio 14 e 15: 'Eu Fiz' da Temporada 6 de 'All American'

Assim como 'All American', iremos saltar no tempo para definir os episódios 14 e 15 que encerraram a sexta temporada da série.


No penúltimo episódio, vimos todas as tensões e inseguranças de uma supersticiosa Olivia, que passou a considerar todas as situações ao redor como um grande azar para o sonhado casamento com o Spencer James.


Tudo começou com as facas recebidas como presente de casamento e abertas antes do casamento. A temporada acabou sem essa resposta concreta.


Enquanto Jordan e Layla definiam ainda onde iriam morar, com as condições de que o Baker, repentinamente estava pensando sobre uma oferta recebida para ser um técnico em Crenshaw, porque nem sequer tentou ingressar na NFL por escolha dele e Layla enfim parece ter superado os traumas do passado para poder focar no seus empreendimentos e com a benção do Preach, que reconhece o valor daquele lugar para a comunidade. Até Laura entregar a casa que todos já moraram para os dois e encerrarem esse assunto.


Um momento singelo foi a competição leve entre a senhorita Baker e a senhorita James para entregar o grande discurso para o melhor casal da série. Claro que Grace levaria essa facilmente, pois tudo que ela fala são como sábias palavras que tornaram o Spencer o grande ser humano que se tornou.


O truque mágico contratado para a festa de despedida de solteiro deles, foi o alívio cômico usado para alinhas os astros e Olivia encontrar seu anel e sua paz interior.


Por um tempo.


Já que o penúltimo episódio encerra com uma notícia desesperadora para Spelivia: o local do casamento foi arruinado.


Lidar com mais essa frustração para Olivia gerou uma insatisfação e o conformismo que já não haveria mais tempo, pois o casamento ocorreria durante um intervalo de tempo da NFL, que já não teria mais pois o treinador Montes não liberou Spencer por mais tempo. Então era agora ou basicamente postergar por mais tempo.


Quando você está em uma maré em que tudo dá errado, você sente como tudo vira um obstáculo que te jogue contra sua própria fé e confiança. Com esse sentimento flutuando na cabeça, Olivia se deixou afetar pelas circunstâncias em que 'sempre houve algo' que o impedisse de ficar com o grande amor da sua vida, nisso até quase que indiretamente viu em Layla um desses obstáculos, o que soou como exagerado porque desde os primeiros episódios, mesmo comprometida com Asher na época, Spencer e Layla trocavam alguns olhares, mas que bom que aquilo não deu certo.


Entregue a frustração, Olivia é amparada pela sua mãe e sua vó em uma das conversas mais bonitas do episódio, lembrando a resiliência do amor que Spencer e Olivia compartilham e isso faz total sentido, pois desde quando se envolveram pela primeira vez, sempre permaneceram conectados.


Em mais uma aleatoriedade jogada para Jordan na história, uma foto de um bebê cai do manual de jogadas de Billy Baker e abre um fator novo para tentar dar arco para o personagem que não se encontrou fora dos campos universitários.


Quem não está vivendo na aleatoriedade e têm seguindo sua evolução na série é Coop, que recebe uma mensagem confirmando sua entrada em uma das faculdades mais conceituadas da América, o que causa um olhar cético enquanto os gritos de Patience o parabenizavam junto a Spencer e Jordan.


Mas o grande momento chega na metade do episódio, quando em uma medida desesperada de casar antes que o universo jogue outra bola de neve de novo, Olivia é surpreendida com um casamento organizado pelos amigos do casal.

Em uma simbiose linda, Spencer e Liv trocam votos com declarações intercaladas que dão a dimensão de como o casal se solidificou como melhor da série.


Até que Coop sempre sagaz, corta o clima para enfim declarar marido e mulher pelo poder concedido a ela via internet.


Grace então nos informa sobre uma festa organizada pela comunidade em Crenshaw.


Agora o que dizer da PERFORMANCE ARTISTÍCA NA DANÇA DELES? = IMPECAVEIS!!!!


Depois disso, o que se viu foi a série encaminhar para o final de forma singela e linda. A começar pelo discurso de Jordan, aquele que ficou devendo durante a noite de noivado deles porque estava sem voz.


Outro momento belíssimo que a série entregou foi quando Coop e Spencer conversam no balanço para a Coop enfim, definir como é a sensação de quando você vem de um lugar diferente com realidade diferente, receber algo tão grandioso você acaba por achar que aquilo nunca foi pra você, que é muito pra você e ainda mais se você for uma pessoa de cor onde você necessita provar dez vezes mais como as coisas funcionam.


A exemplo da avó de Olivia, Spencer destaca a resiliência de como tudo que ela foi e como tudo que ela viu a tornou uma ótima advogada e pronta para coisas grandiosas.


Neste espaço seguro e emocional estabelecido naqueles minutos, ouvimos Coop falar que ama Spencer pela primeira vez na série. :')



O ponto negativo foi a maneira rude como Preach puxou sua filha pelos braços após ela pegar o buquê.


Enquanto isso, Jordan pergunta ao avô sobre a foto do bebê encontrado e, com irritação, descobre que o bebê é o irmão mais velho de Billy, fruto do relacionamento de sua avó com outra pessoa.


Ainda na festa, a fila de pessoas agradecendo Spencer pelo coração bom e genuíno parecia quase uma canonização de um santo. Isso destacou como a comunidade abraçou ele, da mesma forma que ele abraçou a todos.


E é com a última foto do casal feliz que nos despedimos de Spencer James e Olivia Baker... definitivamente.


Considerando que Daniel Ezra já anunciou que não será um personagem regular na próxima temporada, surgem inúmeros questionamentos sobre o futuro da série. Será que *All American* pode continuar sem Spencer e Olivia? Afinal, suas histórias sempre foram o coração dos episódios. É difícil imaginar Jordan e Layla como os novos focos principais, especialmente com Coop indo para a faculdade e Patience seguindo sua carreira na Broadway.


O final da sexta temporada parece mais um encerramento definitivo da série. Muitos fãs, tanto aqui quanto em outras partes do mundo, manifestaram nas redes sociais que este foi o fim da jornada que acompanharam ao longo de seis anos.


Para evitar que a série se torne algo como *All American: Homecoming*, o final trouxe incertezas e cenários imprevisíveis e pode definir o final da série, que avançou significativamente na linha do tempo, mostrando o casamento de Spencer James depois de ele já ter conquistado o título universitário, o Super Bowl e eleito o melhor jogador em questão de minutos. Isso deixou claro que era importante dar um desfecho ao casal, mesmo que de forma apressada – um indicativo de que não veremos mais grandes arcos focados neles na próxima temporada.


A grande questão é: ainda há vida em *All American* sem Spencer James?


Resta aguardar.


De qualquer forma, nos vemos na sétima temporada para mais respostas.


O que você achou? Entre na discussão e comente abaixo.


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NOTA: 9/10

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